top of page
Buscar

11 curiosidades sobre construção em Steel Frame

As principais dúvidas e curiosidades que a maioria das pessoas tem quando o assunto é construir em Steel Frame.

Se você está aqui e não sabe muito bem o que é o Steel Frame, não tem problema. Fizemos um breve resumo para você: o Steel Frame é um sistema construtivo que utiliza perfis de aço galvanizado em sua composição; estes perfis são produzidos de forma industrial e são montados de forma similar ao wood frame, aquele que vemos nos programas de TV de reforma e construção dos Estados Unidos; a diferença é que ao invés de usarmos peças em madeiras, utilizamos o aço, fazendo com que este tipo de construção seja mais resistente e sustentável do que os construídos em alvenaria. Existem muitas vantagens de se construir em Steel Frame. Se você quiser saber mais sobre elas clique aqui.


O Steel Frame é um sistema construtivo ainda pouco conhecido por nós brasileiros, apesar de ser a principal forma de construção na Europa, países como Estados Unidos, Japão, Austrália, Chile e diversos outros, por isso é comum que as pessoas tenham dúvidas e curiosidades sobre ele. Neste post você vai conhecer um pouco mais sobre o sistema e matar algumas curiosidades


1. Quais as diferenças para uma obra em alvenaria?


2. Porque é mais rápido?

Porque é um sistema construtivo com alto nível de detalhamento dos processos das etapas e a mão de obra é qualificada. Além disso a estrutura metálica é produzida através de um processo industrial e assim que chega na obra é montada em poucos dias. 


A mágica acontece antes da obra iniciar quando todas as compatibilizações e o planejamento acontece. Isso tudo garante que as obras aconteçam até 3x mais rápidas do que obras em alvenaria.


3. É possível financiar?

Sim, o Steel Frame é um sistema construtivo totalmente financiável, é reconhecido e regulamentado no Brasil. Por ser uma obra com planejamento e cronogramas muito mais assertivos isso se torna uma vantagem na hora de conseguir o financiamento com o banco.


O financiamento pode ser realizado da mesma forma que um financiamento de construção convencional, a única diferença é que os projetos apresentados ao banco são adaptados para os padrões de Steel Frame.


4. É segura contra raios?

Sim, muito mais segura que uma casa em alvenaria. Como toda a sua estrutura é metálica muita gente pensa que é perigoso em casos de descarga elétrica, mas o que acontece é exatamente o oposto.


Gaiola de Faraday
Gaiola de Faraday

Você já deve ter ouvido falar que os carros são seguros contra raios, certo? Bem, em uma casa de Steel Frame o princípio é o mesmo aplicado aos carros que também são de aço. Ao receber uma descarga elétrica acontece um fenômeno chamado “Gaiola de Faraday” que ocorre porque a estrutura metálica é condutora e em contato com o raio produz cargas elétricas opostas distribuindo a eletricidade de forma homogênea cancelando o campo elétrico externo e criando uma barreira. Simples assim! Então ao decidir por construir em Steel Frame, fique tranquilo(a) porque raios não serão uma preocupação para você.



5. Posso furar esse tipo de parede?

Pode, basta utilizar parafusos e buchas específicos para este tipo de imóvel que podem ser encontrados facilmente em qualquer lugar. O grande diferencial é que as buchas fixam direto na parede, fica muito mais fácil!


6. As paredes aguentam cargas pesadas?

Sim, as paredes de Steel Frame são muito mais resistentes por conta da sua composição, que além da estrutura metálica contam com placas de OSB (Oriented Strand Board – Painel de Tiras de Madeira Orientadas) um material composto por tiras de madeira organizadas em camadas cruzadas, altamente resistentes e rígidas, ou seja, aguentam uma carga muito superior se comparadas à paredes de tijolos que são feitas de barro.


Se você bate com um martelo numa parede de tijolo ela fura, a de Steel Frame não.



Então pode ficar tranquilo(a), você pode pendurar seus quadros, redes de descanso, móveis pesados sem nenhum problema.


Todas as informações sobre manutenções, reparos e detalhes sobre a estrutura da sua casa são entregues no manual do proprietário no final da obra.


7. Posso lavar a casa?

Claro. As casas construídas em Steel Frame possuem em sua composição, materiais resistentes à umidade como por exemplo a membrana hidrófuga que atribui uma proteção extra contra a umidade; cozinhas e banheiros recebem ainda um preparado especial para este tipo de condição.


É importante lembrar que qualquer sistema construtivo deve receber mantas de impermeabilização onde indicado e tintas apropriadas.


8. Que tipos de acabamentos podem ser utilizados?

Você pode utilizar qualquer tipo de acabamento que colocaria em uma construção em alvenaria, não há limitações.


9. É uma casa muito quente ou muito fria?

Nem quente, nem fria! Casas de Steel Frame são muito mais confortáveis e este é mais um dos motivos pelo qual dizemos que este tipo de construção é mais inteligente.


Casas construídas no padrão Premium chegam a ter uma redução em seu interior de até 5ºC em períodos mais quentes e aumento de até 5ºC em períodos mais frios em relação ao ambiente externo.


Isso é possível graças a composição das paredes que além das placas de OSB possuem em todo o seu interior, a lã de PET, um material reciclável que contribui, e muito, com o conforto térmico e acústico. Este material além de contribuir com o meio ambiente retirando cerca de 17 garrafas PET da natureza por m² construído, contribui ainda com a redução de até 30% do consumo de energia com climatização.


10. Porque o Steel Frame ainda é pouco conhecido?

PORQUE AS PESSOAS AINDA NÃO CONHECEM O SISTEMA E SE ACOSTUMARAM COM OBRA DE TIJOLO.

Talvez por conta da história dos 3 porquinhos, isso de que casa de tijolo é mais resistente e segura tenha ficado no inconsciente das pessoas. O mundo evoluiu e desde então isso já não é mais verdade, o Steel Frame chegou para revolucionar como a melhor alternativa em construção.


Como dissemos no início deste post, este é o sistema construtivo mais utilizado nos países mais desenvolvidos e é claro que não é a toa.


11. Quanto custa construir em Steel Frame?

Muito menos do que você imagina. Planejamos a obra do começo ao fim e trabalhamos para reduzir os custos para que isso chegue até você.


E como conseguimos isso? Conseguimos reduzindo custos e trabalhando de forma mais eficiente. Alguns custos são contínuos até que a obra se finalize, como por exemplo a contratação de terceiros, caçambas, estrutura de canteiro de obra e etc. O tempo de uma obra de Steel Frame é 3x menor que o tempo de uma obra em alvenaria, ou seja, é menos tempo pagando por este tipo de serviço, o que significa mais economia para você.


Além disso, obras de Steel Frame têm um desperdício 400% menor em relação a uma obra em alvenaria e isso impacta diretamente no custo final da obra.


O grande diferencial é que construindo em Steel Frame com a iBUILD você trabalha com preço fechado do início ao final da obra!!


Ficou curioso(a), quer saber o custo médio por m2?


Tá vendo!? Construir em Steel Frame é bem mais simples do que você imaginava e é muito mais inteligente.

Se você tem amigos que acham que alvenaria ainda é a melhor opção para construir, compartilhe com eles este conteúdo.


Ficou com alguma dúvida ou ainda tem curiosidades sobre este sistema construtivo?

Deixe um comentário neste post que a gente te responde.


0 comentário
bottom of page